URINOVA realiza oficina de Canvas

Nesta quarta-feira (11), iniciaram as atividades de capacitação dos empreendedores que integram a URInova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo.  A primeira oficina promovida pela Incubadora faz parte do processo de pré-incubação dos projetos selecionados em dezembro do ano passado, oriundos de acadêmicos e egressos da Universidade.

A oficina “Mapeando Ideias e Negócios” foi voltada para a produção do plano de negócios com o método Canvas. Conforme explica Altamir Antônio Bernardes, consultor Sebrae que ministrou a aula, o uso de Canvas antecede o plano de negócios, e permite uma visão geral do empreendimento. “É uma ferramenta que dá um direcionamento para a ideia dos incubados. O método permite uma visão dos clientes, fornecedores, diferentes aspectos do negócio”, destaca.

Ele salienta que a maior parte dos empreendedores pré-incubados são técnicos em sua área, com pouca ou nenhuma visão de gestão: “Canvas abre um pouco a ideia do negócio, para um panorama geral”.

De acordo com o gestor da URInova, professor Carlos Oberdan Rolim, a Incubadora deve trabalhar com as necessidades pontuais de cada uma das empresas pré-incubadas: “Queremos que, ao final do prazo de seis meses, os empreendedores sejam capazes de ter o plano de negócios finalizado”, aponta. Além da oficina inicial, a capacitação dos pré-incubados inclui consultoria, assessoria executiva e formações específicas de gestão de empresas.

 

Fotos da oficina